Bibliografia sobre história da infância

No mundo moderno, desde o século XVII, a infância é um sonho, uma invenção, uma vontade de poder de tornar as crianças em adultos. Um sonho que em muitos lugares não foi concretizado e em outros está desaparecendo. Mas, com certeza, uma invenção que interferiu na vida de muitas crianças. Nesta perpectiva, primeiro recomendo que veja o filme A invenção da Infância. Depois recomendo ler alguns livros: ( a lista abaixo não está completa, mas já é bem significativa).
Tem um texto meu também na internet muito simples, ainda em um tempo que começava a pensar sobre esse problema e a crítica possível de ser feita à concepção de infância moderna, que pode também ajudar. Clique aqui. Para falar mais e ser mais preciso precisaria saber a questão de cada um. A bibliografia é uma pequena contribuição nesse sentido. Assim que der publico novamente esta lista com outros títulos.

Bibliografia sobre história da infância

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família . Trad. de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

CORAZZA, Sandra Mara. Infância e Educação – Era uma vez – quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002.

DEL PRIORI, Mary (org). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir.30. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

FREITAS, Marcos Cezar de. (Org.). História Social da Infância no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. (Coleção Historial, 6).

GHIRALDELLI JR, Paulo. (Org.). Infância, Escola e Modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.

HEYWOOD, Colin. Uma História da Infância: da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PERROTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus, 1990.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.