Conheça o projeto do Creative Commons no Brasil

Find Publish
No site do Creative Commons no Brasil você pode acompanhar as notícias sobre o projeto, além de ter acesso as licenças e buscas de audios, vídeos, e textos que já usam a licença.
O caderno de tecnologia do UOL elaborou uma extensa matéria sobre o Creative Commons. O guia é uma excelente oportunidade para aqueles que ainda não conhecem o projeto entenderem melhor tanto seu funcionamento, como as idéias e conceitos subjacentes ao mesmo.

O Creative Commons no Brasil é desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas.

Revista Nature adota licença Creative Commons para artigos sobre o genoma
19 de Dezembro de 2007
A Nature, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, anunciou recentemente que tornará disponíveis todos os seus artigos sobre o genoma humano licenciando-os em Creative Commons. Os artigos poderão ser livremente copiados por qualquer pessoa, desde que para uso não-comercial. Clique aqui para ler o editorial da Nature, cujos trechos se encontram traduzidos e reproduzidos abaixo:

"Em seu impulso contínuo por tornar os artigos cada vez mais acessíveis, a NPG (Nature Publishing Group) vem envigorar uma licença Creative Commons para o reuso de artigos sobre o genoma. A licença permite a editores não-comerciais, seja de que forma estes sejam definidos, que as versões em pdf e html dos artigos sejam reutilizados. Os usuários são livres para copiar, distribuir, transmitir e adaptar a contribuição, desde que atendendo a propósitos não-comerciais, sujeitos às mesmas ou a similares condições e atribuições da licença.

"Em 1996, conforme avançava o seqüenciamento do genoma humano, atores fundamentais do processo declararam: 'Foi acordado que toda informação sobre a seqüência do genoma humano, gerada por centros financiados para seqüenciamento humano em larga escala, deverá estar gratuitamente disponível e em domínio público, de forma a fomentar a pesquisa e o desenvolvimento e a maximizar seus benefícios à sociedade'. Tais princípios continuaram a guiar o campo, e a NPG vem consistentemente tornando os artigos sobre o genoma gratuitamente disponíveis. Esta nova licença nos permite formalizar tal compromisso."

Fonte: BoingBoing


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.