Indicação de site que disponibiliza para downloads documentos e fontes primárias importantes

Cafe Historia - A sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

História do Brasil em documentos digitais

Pesquisas realizadas por diversos órgãos de pesquisa em 2008, dentre eles o IBGE, mostram que a Internet já é uma realidade doméstica para quase 40% da população brasileira. Ainda são muitos os brasileiros sem acesso a rede mundial de computadores, mas esta exclusão diminui a passos largos, ainda mais com a multiplicação dos pontos de acesso comunitário. A grande questão que vem se colocando é: o que fazer com este acesso?

Nos últimos meses, a grande troca de conhecimentos e informações no Café História já mostrou que há infinitas possibilidades para o uso da Internet em nosso trabalho. Um dos usos mais notáveis é disponibilizar para o grande público documentos e fontes primárias importantes que até bem pouco tempo demandava presença física. Isso não é mais necessário. Assim, o Café História traz uma ótima indicação de site para os colegas cafeínos: o "cliohistoria", que oferece centenas de documentos transpostos para o meio digital. Os documentos estão disponíveis para download e cobrem toda a história do Brasil, desde a época da colônia.

É possível ler, por exemplo, a carta do príncipe D.João em 28 de janeiro de 1808, durante a escala em Salvador, em que autorizava o acesso dos navios estrangeiros aos portos da Colônia. Ou ainda, Sermão décimo quarto do Rosário, pregado na Bahia, à Irmandade dos pretos de um engenho, em dia de São João Evangelista, no ano de 1633, pelo padre Antônio Vieira.

Dê uma passadinha por lá clicando aqui e pegue o que desejar. Esses documentos pertencem a todos nós.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.