Comemoração dos 40 anos de tradução do livro "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire, para o inglês.

A Universidade de Northwestern, no estado norte-americano de Ilinois, realiza, no dia 10 de abril, hoje, simpósio em comemoração aos 40 anos da tradução do livro "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire, para o inglês.
O evento reunirá especialistas em educação e outras áreas, todos norte-americanos, para pensar a atualidade do pensamento de Freire e sua relação com teorias surgidas mais recentemente.
À luz dos últimos quarenta anos, o simpósio pretende enfatizar que é preciso atualizar o trabalho de Paulo Freire. O simpósio procura responder questões, tais como: como podemos ler "Pedagogia do Oprimido", após o colapso da União Soviética e a desilusão com o comunismo? Como podemos pensar teoricamente hoje em dia sobre os conceitos de "opressão" e "liberdade"? Como podemos envolver Freire no curso da economia global, política e cultural dos fluxos do transnacionalismo, o neoliberalismo, a privatização? Como podemos ler "Pedagogia do Oprimido" ao lado do pensamento crítico em curso sobre os estudos culturais, o cosmopolitismo, o universalismo e a ética?
Mais informações sobre o seminário no endereço www.humanities.northwestern.edu ou com Daniel Elam, coordenador das atividades, pelo endereço eletrônico jdelam@u.northwestern.edu
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.