quinta-feira, junho 03, 2010

Escola Tradicional: características e crítica

Novidades transformam a escola tradicional?



Será que as novidades que atraem as crianças transformam imediatamente a escola tradicional em escola nova? As novidades não serão apenas novas estratégias da escola tradicional para chamarem e manterem suas crianças? A necessidade destas novidades não significa que existe uma crise envolvendo a escola tradicional?


Características de uma escola tradicional
 
1. Papel hierárquico e centralizado do professor como transmissor de conhecimento. Ver crítica da educação como transferência do conhecimento em Pedagogia da autonomia de Paulo Freire.; veja também o que é alienação.; e Sociedade sem escolas.

2. Modelo de relação baseada na noção de infância. Relação adulto-criança. Crítica: não há uma crítica do carater histórico e político da noção de infância. O estudante é sempre visto como um ser imaturo que precisa de preparação e, portanto, sem autonomia.  Assista o filme "A invenção da infância".
Clique aqui e leia trechos do livro de Philippe Àriès "História Social da criança e da família"
Imagens e fontes da história da educação e da infância - Slideshow

4. Preparação intelectual e moral da criança para a vida adulta. Crítica: mais uma vez a escola tradicional tende a não reconhecer a autonomia da criança, impedindo-as de aprenderem a lerem o mundo por si só. A escola tradicional se torna um centro de inculcação. Centro dos dispositivos de confinamento cultural.
Leia texto "a descoberta da infância".
Leia também: De Olhos bem fechados de Hara Estroff Marano
Leia também:  Relatos de resistência ao estatuto de verdade da pedagogia que, em nome da supremacia do conhecimento, desenvolve técnicas de aprendizado que visam o treinamento de corpos mais dóceis e eficientes

5. Educação da vontade. A crença de que a ideia pode mudar a vontade. Ver crítica da educação da vontade.


6. Conceito de qualidade da educação centrado nos conceitos de eficiência e eficácia.Crítica Link ainda em construção.

Assista o vídeo e veja mais:
Atualizado em: 20/08/2010


Considerações finais

O diferencial - novidades - não retira da escola a característica de ser tradicional.

Atualizado em:19/05/2012

Nenhum comentário: