A falta de pudor das alianças partidárias: o verso e o anverso do próximo governo

Fonte: BLOG DO ALUIZIO AMORIM
de ideologia liberal muito à direita para meu gosto, menos utópica, com uma dose menor de compaixão que acredito que devemos ter, mas que traz uma posição importante de alerta do quanto nos afastamos muitas vezes dos ideais republicanos e da boa fé em nome da utopia e da força pública.

Para quem acredita que não podemos viver sem sonhos e utopias, numa outra mensagem devo escrever em favor da utopia e dos utópicos sem sair da medida liberal e adiantando recomendo a última parte, "um balizamento para a utopia", do livro de Robert Nozick, Anarquia, Estado e Utopia (1974).

Mas antes leia o artigo abaixo e voltemos um pouco mais para os problemas de nossa realidade social em tempos de eleição. Creio que ele diz a verdade.


ARTIGO: Aparelhando o Estado
Por Nilson Borges Filho (*)

Com um novo pleito eleitoral surge uma movimentação partidária que reveste-se em alianças políticas que muda, quase que totalmente, o que foi combinado na última eleição. Isso quer dizer que, partidos que davam sustentação a um determinado governo, dita programática, viram a casaca e buscam fortalecer outro consórcio de siglas visando, na maioria dos casos, obter vantagens de toda ordem e a qualquer preço.

Muitas das vezes, esse a qualquer preço ultrapassa as fronteiras da ética, da moral e dos bons costumes. A falta de pudor como se encaminham essas alianças partidárias traça – de antemão – o perfil do verso e anverso do próximo governo. Alguns desses conchavos acontecem às escuras, mais precisamente no basfond da política paroquial, quase sempre regados ao que se produz de mais sujo no jogo eleitoral. Outros, menos ortodoxos, são feitos à luz do dia, num troca-troca de interesses nada republicamos, mas que lá na frente farão a felicidade de empreiteiros. Além, é claro, de satisfazer aqueles tipinhos, os tais homens de confiança, os conhecidos oportunistas saídos - e que por lá permanecem - do bolso de políticos e que serão contemplados com cargos comissionados.

Figurinhas carimbadas do serviço público, leia mais...
3 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.