Metodologia Científica: a pesquisa em odontologia

Metodologia Científica

Metodologia científica estuda os métodos empregados na construção da ciência ou das ciências.

Metodologia Científica compreende o estudo do estado da pesquisa científica, bem como, o estudo da sociologia e da filosofia das ciências, usando frequentemente o recurso da história.

Além disto, a metodologia reflete sobre a maneira mais adequada de comunicar a pesquisa, ajundando a pensar em regras e meios de aprendizagem e treinamento de novos especialistas. Estas regras invariavelmente são criadas por centros de pesquisa e reunidas em normas técnicas que podem ser adquiridas na Associação Brasileira de Normas Técnicas e visualizadas sendo usadas lendo, por exemplo, os artigos que podem ser encontrados nos bancos de dados da pesquisa no país.

Frequentemente, nas graduações e pós-graduações a ênfase do estudo da metodologia recai na aprendizagem dessas regras e não no estudo da história e da filosofia da ciência.
Para aprender as normas técnicas é preciso inicialmente diferenciar os diversos tipos de apresentação da pesquisa, principalmente, diferenciar trabalhos acadêmicos e similares tais como TCCs, monografias e artigo científico. A regra para apresentação dos primeiros é a NBR 14724 e as normas para a apresentação de artigos científicos é a NBR 6022.

Para se usar as normas anteriores é preciso conhecer outra normas dentre elas a NBR 6023 que estabelece regras para a confecção de referências.

Exercício de referências. Saiba como fazer um artigo e como fazer referências. Clique aqui
Resumo
Dúvidas
Leia também Contra o Método de Paul Feyrabend
2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.