Como se faz uma resenha

O QUE É RESENHA?
Listar as qualidades de um objeto. Resenhar é fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem. Resenha é um texto produzido geralmente por especialistas para listar os aspectos relevantes de um acontecimento ou de um produto cultural.

O objeto resenhado pode ser um acontecimento qualquer da realidade (uma mulher, uma cidade, um jogo de futebol, uma comemoração solene, uma feira de livros) ou textos e obras culturais (um livro, um romance, uma peça de teatro, um filme).

A importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta. Numa resenha de livros para o grande público leitor de jornal, não tem o menor sentido descrever com pormenores os custos de cada etapa de produção do livro, o percentual de direito autoral que caberá ao escritor e coisas desse tipo.


A resenha é um estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.

O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" ou "crítica".

Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro. A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores e até mesmo de seus produtos e serviços.

Resenha Descritivaé um resumo do livro ou qualquer produto que você descreve as suas características e propriedades.

Para Formatar uma resenha geralmente começa-se apresentando a referência do documento, de acordo com a NBR 6023, que se esta resenhando, em seguida apresenta-se um título, depois descreve-se os aspectos relevantes que se encontra no texto, para isso é importante saber qual é a finalidade da resenha, e finalmente faz-se um comentário sobre a obra. Terminando assinando a resenha. Observação: o tamanho da resenha depende também de sua finalidade.

Veja uma resenha clicando aqui.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.