Governo do PT garantiu a atual estabilidade política

Lula consegue amenizar as tensões sociais, mas ninguém o aplaude por isso

Diz um jornalista alemão, que vive no Brasil a 20 anos, que o principal mérito de Lula é a ampliação da igualdade social no Brasil. Mas ele não entende por que esse feito é ignorado justamente pelas classes mais altas. Lula não aboliu nenhum de seus privilégios. Nos anos do boom econômico, ela não reduziu os lucros recordes dos bancos, da iniciativa privada, da agroindústria e dos produtores de matérias-primas - como aconteceu nos países vizinhos. Pelo contrário, nos dois mandatos de Lula, todas as camadas da sociedade tiveram elevação de renda notável.

Garantindo a sobrevivência dos mais pobres, Lula desarmou a "bomba-relógio" dos conflitos sociais no Brasil. Não é pouca coisa. Muitas gerações de políticos não fizeram isso antes dele. Trata-se de um fator decisivo da atual estabilidade política. Aliás, ninguém garante que essa estabilidade dure para sempre, pois as diferenças de renda, o baixo nível educacional da maioria e a pobreza ainda arraigada tornam o Brasil um alvo fácil de políticos demagogos.

Políticos do PT agem como a maioria dos políticos; alguns são corruptos e defendem principalmente os interesses dos capitalistas mias poderosos, entretanto, contribuem para ampliar a igualdade social no Brasil. Esta diferença é crucial para tornar o país mais desenvolvido. Os políticos tidos de direita nunca tiveram esta preocupação de desenvolvimento do país, mas se preocuparam apenas com o enriquecimento próprio ou de setores nos quais eles seriam beneficiários.

Precisamos de uma continuidade de governos que promova o desenvolvimento econômico com o objetivo claro de distribuir renda e promover a igualdade social.

Fonte:Livraria da folha

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

História do Direito: O direito grego antigo.