Pensamentos contra a escola

Mensagem contra a escola e contra a igreja, mais ainda, contra todo processo de intitucionalização de valores. Enfatizo a escola porque dá mais medo hoje em dia  ir contra a escola do que contra igreja. A escola é mais sagrada e obrigatória.

Mas aqui volto a pensar sobre a institucionalização dos valores.
Por exemplo, percebo que as análises sociológicas que enfatizam os aspectos positivos da escola e da igreja, também dos postos de saúde, parecem não dar conta da institucionalização da educação e da fé, mas apenas constatam num círculo vicioso os seus efeitos positivos, tornando-se textos meraramente ideológicos em favor de suas instituições. Entretanto, qualquer estudante mais pobre percebe intuitivamente o que a escola faz por ele. A escola somente o escolariza. A escola faz parecer que substância é processo, de tal modo que ninguém mais crê em substância alguma que não se submeta a ela. De modo que acreditar em sim mesmo se torna um erro condenável. O si mesmo e principalmente os outros não importam mais. O importante é a sua escola, sua igreja, a sua instituição.
Assim, a imaginação do escolarizado e do fiel é levada a aceitar serviços em vez de valor. Neste processo, não se percebe mais que saúde, salvação, aprendizagem, dignidade, independência e vida criativa é um pouco mais do que as instituições dizem servir. Não se percebe tanto mais que a promoção destes objetivos institucionais está em destinar recursos para suas instituições apenas e continuamente. Percebe-se que os cargos, o centro de poder destas instituições se tornam importantes. Mas, o que é importante ver é que necessidades não materiais são transformadas em mercadoria. "Saúde, educação, mobilidade pessoal, bem-estar, recuperação psicológica são definidos como resultados de serviços ou 'tratamento'" (Baseado nas reflexões de Ivan Illich, Sociedade sem escolas, 1982, p.22).
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