Pensamentos contra a escola

Mensagem contra a escola e contra a igreja, mais ainda, contra todo processo de intitucionalização de valores. Enfatizo a escola porque dá mais medo hoje em dia  ir contra a escola do que contra igreja. A escola é mais sagrada e obrigatória.

Mas aqui volto a pensar sobre a institucionalização dos valores.
Por exemplo, percebo que as análises sociológicas que enfatizam os aspectos positivos da escola e da igreja, também dos postos de saúde, parecem não dar conta da institucionalização da educação e da fé, mas apenas constatam num círculo vicioso os seus efeitos positivos, tornando-se textos meraramente ideológicos em favor de suas instituições. Entretanto, qualquer estudante mais pobre percebe intuitivamente o que a escola faz por ele. A escola somente o escolariza. A escola faz parecer que substância é processo, de tal modo que ninguém mais crê em substância alguma que não se submeta a ela. De modo que acreditar em sim mesmo se torna um erro condenável. O si mesmo e principalmente os outros não importam mais. O importante é a sua escola, sua igreja, a sua instituição.
Assim, a imaginação do escolarizado e do fiel é levada a aceitar serviços em vez de valor. Neste processo, não se percebe mais que saúde, salvação, aprendizagem, dignidade, independência e vida criativa é um pouco mais do que as instituições dizem servir. Não se percebe tanto mais que a promoção destes objetivos institucionais está em destinar recursos para suas instituições apenas e continuamente. Percebe-se que os cargos, o centro de poder destas instituições se tornam importantes. Mas, o que é importante ver é que necessidades não materiais são transformadas em mercadoria. "Saúde, educação, mobilidade pessoal, bem-estar, recuperação psicológica são definidos como resultados de serviços ou 'tratamento'" (Baseado nas reflexões de Ivan Illich, Sociedade sem escolas, 1982, p.22).

Comentários

JULIANA disse…
Concordo plenamente com com senhor, professor!

Postagens mais visitadas deste blog

Italiano acusado de abusar da filha em Fortaleza já deixou o Brasil

Psicanálise, Foucault e a Questão da Cientificidade

Disciplinarização vs. Cuidado de Si: Uma Jornada Foucaultiana Rumo à Liberdade