Leia o livro lançado pela Unesco: "Primeira infância melhor: uma inovação em política pública"
Em Brasília, Senado debate políticas públicas para primeira infância.
Começa nesta quarta-feira (28/11), às 9h30, no Auditório Petrônio Portela, em Brasília, o 3º Fórum Senado Debate Brasil, que tem como tema “Políticas para a Primeira Infância – Quebrando a cadeia da violência”. O objetivo é debater em profundidade as raízes da violência e os possíveis modos de prevenção em nosso contexto sócio-cultural contemporâneo, além de propor sugestões de políticas públicas em vários níveis e áreas, como a saúde, a educação, a assistência social e a cultura. A discussão parte do pressuposto de que os comportamentos violentos têm suas raízes nas relações fundamentais de cada indivíduo em seus primeiros anos de vida, as quais se desenvolvem em contextos familiares e culturais definidos.
Nesse evento será lançado o livro: "Primeira infância melhor: uma inovação em política pública" que merece a atenção dos estudantes preocupados com a educação e, principalmente, com a educação infantil. O livro pode ser lido clicando aqui. O livro está em pdf, tem 130 páginas, e apresenta o programa primeira infância melhor, lançado pelo Estado do Rio Grande do Sul em 2003.
Resumo: Este livro visa apresentar o Programa Primeira Infância Melhor – PIM, lançado em abril de 2003 no Estado do Rio Grande do Sul. O PIM é uma das políticas públicas do estado e trabalhar pelo desenvolvimento holístico da primeira infância. Esta publicação se inicia discutindo a importância do investimento nos primeiros anos de vida, baseando-se no cenário da infância no Brasil e nas contribuições das ciências sobre a relevância dos primeiros anos para o desenvolvimento da criança. A experiência do programa tem demonstrado que não é somente possível, mas também desejável a mobilização dos dirigentes e da sociedade na implementação de políticas públicas para a primeira infância. As mesmas beneficiam o desenvolvimento cognitivo, psíquico e social da criança, o fortalecimento dos laços na família e na comunidade onde são inseridas, além da promoção da cidadania e da participação social, contribuindo assim com o crescimento da nação.
Palavras-chave: primeira infância; educação familiar; educação infantil; programas educacionais; assistência social infantil; saúde materno infantil; política governamental; avaliação de projetos
Fonte: Unesco- Últimas notícias - arquivo
Comentários